Por conta do processo de colonização, muitos países pelo mundo falam o inglês como segunda língua. Além disso, a globalização impulsionou o uso do inglês pelo mundo mesmo nos países onde o inglês não é uma das línguas oficiais, permitindo que pessoas de todos os lugares se entendam. Mas, em diversos países além dos EUA e Inglaterra, o inglês é a língua oficial. Hoje vamos te contar um pouco sobre esses lugares.
Países que falam inglês como língua nativa
Austrália
A Austrália é um país formado sobre uma ilha na Oceania, com quase 26 milhões de habitantes e uma das economias mais desenvolvidas do mundo. Ao contrário do que muitos pensam, Camberra é a capital do país, e não Sydney. A região é muito conhecida pela fauna característica, com cangurus, ornitorrincos, koalas e aranhas enormes. Apesar de ser um país independente, a Austrália continua sob o regime monárquico inglês, mas isso tem sido contestado pelo governo e pela população cada vez mais, principalmente após a morte da rainha Elizabeth. Uma curiosidade sobre o país é que a população de ovelhas é três vezes maior do que a população humana.
Bahamas
Bahamas é um país formado por um arquipélago com cerca de 700 ilhas. É o local com as águas mais cristalinas do mundo, onde vivem aproximadamente 340 mil pessoas. A principal atividade econômica do país é o turismo, mas o segmento financeiro também tem forte destaque, já que a região é considerada paraíso fiscal, com taxas tributárias baixas.
Guiana
A Guiana foi um dos países da América do Sul que passou por uma mudança de colonização. A região foi colonizada inicialmente pelos holandeses em 1621, mas em 1814 passou a ser uma colônia inglesa. O país se tornou independente em 1966, e então passou a integrar a Comunidade Britânica, um grupo de países formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias. Desde sua colonização, a principal atividade econômica do país é a produção agrícola, principalmente de cana-de-açúcar, mandioca, frutas e arroz.
Escócia
A Escócia é um país com 5,2 milhões de habitantes, que faz parte do Reino Unido. Entre as referências culturais mais conhecidas da região estão o kilt, a gaita de foles e a lenda do monstro do Lago Ness. A região é uma grande área turística, chegando a praticamente dobrar o tamanho da população no meio do ano. Entre os eventos que mais atraem turistas estão apresentações teatrais, de música erudita, ópera e balé. Da capital é possível pegar um trem para as principais cidades do país, como Glasgow. Também é na Escócia que está localizado o Glenfinnan Viaduct, que serviu de cenário para a viagem no Expresso de Hogwarts dos filmes de Harry Potter.
País de Gales
O País de Gales é outra região que faz parte do Reino Unido. O País de 3,2 milhões de habitantes e sua economia é baseada nos setores de indústria e serviços, com grande destaque para a geração e exportação de eletricidade. O turismo também vem crescendo como fonte de renda, já que o país recebe cerca de 1 milhão de visitantes anualmente. Além do inglês, boa parte do país também fala o galês. Assim como a Austrália, o país está sob comando da monarquia inglesa, sendo até o local onde mora o príncipe de Gales, título concedido ao sucessor do trono, que já foi dado ao atual rei Charles e agora pertence ao príncipe William.
Irlanda do Norte
A Irlanda do Norte é o terceiro país que compõe o Reino Unido, além da Inglaterra. Apesar de estar na mesma ilha, a Irlanda do Norte e a Irlanda se separaram em 1921. O país de 1,8 milhão de habitantes tem um sistema parlamentar e também responde à monarquia inglesa. O país é conhecido pela beleza das paisagens e, por isso, já foi cenário de diversos filmes e séries, como Game of Thrones . A capital da Irlanda do Norte, Belfast, é o local onde foi construído o Titanic e hoje abriga um museu dedicado à tragédia do navio.
Irlanda
A Irlanda é um país com 4,9 milhões de habitantes, dos quais 1,2 milhão estão concentrados na capital, Dublin. É um dos países mais desenvolvidos do mundo, com fonte de renda concentrada no setor de serviços. Atualmente a Irlanda é o país com o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, com valor de 0,955. Uma das datas mais comemoradas e com forte característica de reconhecimento internacional é o Dia de São Patrício, comemorado em 17 de março, em que o país é tomado pela cor verde e as pessoas saem para bares e pubs para beber cerveja. Uma curiosidade sobre a região é que o Halloween na verdade teve início na Irlanda, quando se celebrava o Samhein na cultura celta, entre os dias 31/10 e 01/11.
Jamaica
A Jamaica é um país da América Central com 2,7 milhões de habitantes. A região foi colonizada pela Inglaterra e conquistou sua independência em 1962 e, assim como a Guiana, passou a integrar a Comunidade Britânica. Por conta do grande número de escravos trazidos durante a colonização, atualmente cerca de 90% da população jamaicana descende de africanos escravizados. Por conta disso, a cultura da região tem muita influência africana, desde a prática da capoeira ao estilo musical predominante do reggae. A principal atividade econômica do país é voltada para a agricultura, com produção de cana-de-açúcar, cacau, café, milho, mandioca, banana, tabaco e diversas frutas. Além disso, o turismo também tem papel importante, recebendo milhões de visitantes interessados principalmente nas belas praias da região.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um país formado por duas grandes ilhas, separadas pelo estreito de Cook. A maior parte da população está na Ilha do Norte, mas o país tem no total cerca de 4,2 milhões de habitantes. O país tem alto grau de industrialização, mas também grande produção rural, com rebanhos de ovinos, bovinos e suínos, permitindo a produção e comercialização de lã, carne e laticínios. A Nova Zelândia tem uma das maiores expectativas de vida do mundo, chegando a 80 anos.
Trindade e Tobago
Trinidade e Tobago é um país localizado no Mar do Caribe, formado pelas ilhas Trinidad e Tobago, além de várias outras ilhotas. Trinidad é a ilha de maior extensão e maior população, composta principalmente por descendentes de africanos escravizados e imigrantes indianos e chineses. Tobago é uma ilha com grande produção de cana-de-açúcar e exploração de petróleo e gás natural. Essa comercialização representa boa parte das fontes de receitas do país.
Países que falam inglês como língua oficial não nativa
Em outros lugares do mundo, apesar da forte colonização, as nações conseguiram manter sua independência e continuar utilizando seu idioma original como língua oficial. No entanto, muitos adotaram o inglês também como língua oficial. É o caso de lugares como: Botsuana, Fiji, Gana, Nigéria, Serra Leoa, Uganda e Zâmbia. Mas falaremos deles em outras oportunidades.
Intercâmbio para países que falam inglês
Para quem fala inglês, conhecer esses países pode ser muito interessante. Todos são regiões lindas, com uma cultura rica e diversa. E para conhecer esses países você pode contar com o programa de intercâmbio da Change, que a cada ano te leva para conhecer um país de língua inglesa. Para saber mais sobre o nosso próximo intercâmbio é só entrar em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (32) 98814-7114.