O inglês instrumental é, na verdade, uma metodologia que direciona o estudo do idioma para um objetivo específico. Como o próprio nome diz, ele transforma a língua em um instrumento para uma função, focando em demandas específicas de áreas, principalmente no mercado de trabalho. Inicialmente ele era conhecido como English for Specific Purposes ou ESP, ou em português, Inglês para Fins Específicos ou Inglês Técnico.
Essa técnica surgiu no Brasil, nos anos 70, com o objetivo de treinar, principalmente, alunos e professores de mestrado e doutorado para a leitura de artigos acadêmicos em inglês. Diferente do ensino comum que trabalha as 4 habilidades do idioma ao mesmo tempo, o inglês instrumental foca os esforços de aprendizado em uma habilidade por vez. No Brasil, a habilidade mais trabalhada é a de leitura, mas cada pessoa pode focar no conhecimento que for necessário para sua atuação no momento.
Para que serve o inglês instrumental?
Na prática, a utilidade do inglês instrumental vai variar conforme o objetivo do estudante. Muitas pessoas recorrem a esse método para um processo seletivo de mestrado ou doutorado, mas também funciona para uma prova de concurso, um vestibular, um processo seletivo profissional ou até mesmo uma viagem!
No setor profissional, algumas das áreas em que mais se busca o inglês instrumental são as de tecnologia, medicina, direito, turismo, administração e finanças. Nesses mercados, o conhecimento de vocabulário específico da área em inglês é fundamental. Como a principal prática do inglês instrumental é a leitura, são treinados muitos recursos de estrutura e interpretação de texto, majoritariamente relacionados à gramática e vocabulário.
Inglês instrumental x Inglês convencional
Para você entender melhor, confira na prática as principais diferenças entre os dois tipos de inglês:
Inglês convencional | Inglês instrumental |
Trabalha as 4 competências: reading (leitura), speaking (fala), listening (escuta) e writing (escrita) | Trabalha apenas 1 competência, normalmente o reading (leitura) |
Voltada para qualquer finalidade de aprendizado | Voltada principalmente para aprendizado profissional |
Método de aprendizado de médio a longo prazo | Método de aprendizado de curto prazo |
Como aprender inglês instrumental sozinho
Apesar de ser bastante desafiador, é possível aprender o inglês instrumental sozinho. Para isso, é preciso ter disciplina para estudar por conta própria e seguir uma rotina organizada de estudos. Utilizar as formas de entretenimento do seu dia a dia como fonte de aprendizado também pode ajudar bastante!
Se você quer embarcar nessa jornada por conta própria é preciso se dedicar bastante à leitura de livros em inglês, assistir séries, filmes e vídeos em inglês com a legenda também em inglês. Além disso, é essencial ter uma rotina de revisão dos seus estudos. A Curva de Esquecimento de Ebbinghaus indica que nos lembramos de apenas 50% do conteúdo que vimos após 24 horas, e depois de 30 dias armazenamos de 3% a 5% das informações.
Como aprender inglês instrumental em um curso
Mas, melhor do que estudar sozinho é aprender com a orientação de um professor, seja em grupo ou individualmente. Aqui na Change temos turmas específicas de preparação para exames de proficiência. Além disso, você também pode contratar nossa aula particular para aprender o inglês da forma que você precisar, no seu tempo! Para saber mais sobre como funcionam nossas aulas, entre em contato pelo nosso WhatsApp (32) 98814-7114.