Aprenda e aprimore o inglês de forma divertida e em todos os lugares
Apesar de parecer complicado ou até cansativo, aprender um novo idioma pode ser mais divertido e simples do que parece. Além disso, você pode estar estudando e se desenvolvendo durante todo o dia e em todos os ambientes. Já criamos aqui no Blog da Change, duas listas de filmes e séries que você pode assistir ou maratonar e continuar aprendendo mesmo quando estiver em momentos de pausa.
Mas, e a música? Bom, com ela você vai ver que não existe momento ideal para aprender, mas sim estar aprendendo em todos os momentos. No ônibus, no táxi ou no carro, na academia, no trabalho e até na hora de dormir. A música está presente em quase todos os momentos do nosso dia e pode ser uma grande ajuda para desenvolver pronúncia, vocabulário e entendimento da língua inglesa.
Comece do básico
Procure músicas com letras mais bem pronunciadas e mais calmas, se você ainda é iniciante, e vá aumentando o grau de dificuldade conforme o seu desempenho vá mudando. Começar com músicas de musicais da Disney, por exemplo, pode ser uma excelente ideia, já que normalmente as palavras são bem pausadas e projetadas.
Melhora a compreensão auditiva
Ouvir músicas em inglês pode te ajudar a melhorar sua habilidade de compreender o idioma falado. Isso ocorre porque as músicas geralmente apresentam uma variedade de estruturas gramaticais, vocabulário e pronúncia, o que vai auxiliar na hora de compreender diferentes aspectos da língua inglesa.
Aumenta o vocabulário
As letras das músicas em inglês geralmente contêm palavras e expressões que podem não ser encontradas em outros materiais de estudo, como livros didáticos ou exercícios. Isso pode auxiliar na hora de expandir seu vocabulário em inglês e a aprender novas formas de usar as palavras.
Melhora a pronúncia
Cantar junto com as músicas, com certeza, vai melhorar sua pronúncia em inglês e vai treinar seus ouvidos para reconhecer os sons das palavras e frases. Isso pode ajudar a melhorar a sua própria pronúncia e também a se acostumar com o ritmo e a entonação da língua inglesa.
Diversão e motivação
Estudar inglês pode ser um processo desafiador e muitas vezes pode se tornar monótono. No entanto, a música pode tornar o tudo mais divertido e motivador, pois permite que você aprenda de uma forma mais descontraída, relaxada e personalizada, já que você vai estar no controle da playlist.
Leia enquanto ouve música
Procure sempre acompanhar a letra. Isso pode ajudar a melhorar a compreensão oral e também a entender melhor o significado das palavras e expressões utilizadas, então sempre que estiver ouvindo para treinar, olhe para a letra escrita, inclusive para não se enganar com palavras e expressões de pronúncia parecida.
Pesquise o significado
Se houverem palavras ou expressões que você não conhece, procure o significado delas. Existem muitos dicionários online disponíveis para ajudá-lo nesse processo, mas lembre-se de pesquisar pelo significado e não pela tradução literal, já que, dependendo do contexto, uma palavra pode ter mais de um significado.
Crie uma lista de vocabulário
Anote as palavras e expressões que você aprendeu com a música e revise-as regularmente. Isso pode ajudar a expandir o seu vocabulário em inglês e a usar as palavras de forma mais natural.
Tente traduzir a música
Traduzir para o português, se você já tiver um bom nível de habilidade, pode melhorar a compreensão do significado da música e a praticar a sua própria habilidade de tradução e desenvoltura com a língua inglesa.
Oferece variedade
As músicas estão disponíveis em diferentes gêneros e estilos, permitindo que você escolha algo que seja mais atraente para você e que corresponda ao seu nível de habilidade e interesse. Você pode ouvir o seu estilo e na intensidade que quiser.
Vamos de dica de música?
Separamos algumas músicas em inglês para você ouvir e já começar a praticar. São letras fáceis e grandes sucessos.
Shape of You, Ed Sheeran, é sucesso no mundo todo e muito fácil de entender, além de contar com um vocabulário comum em inglês.
Someone Like You, Adele, marcou uma geração e, com certeza, você já cantou em algum momento. Que tal aproveitar a balada para praticar a compreensão oral? Além disso, você vai aproveitar de uma letra emocionalmente.
Billie Jean, Michael Jackson, é uma música icônica que é excelente para praticar a compreensão oral e a pronúncia, além de ter um ritmo cativante que vai deixar seu dia mais animado.
Imagine, John Lennon, se tornou um hino e tem uma melodia inegavelmente boa. A letra calma e bem cantada vai deixar sua pronúncia ainda melhor.
Counting Stars, OneRepublic, é uma ótima música para aprender a língua inglesa, pois possui uma letra clara e fácil de entender.
Shallow, Lady Gaga e Bradley Cooper, é uma música de sucesso recente que é ótima para praticar a pronúncia, além de ter uma letra interessante e emotiva.
Como dissemos, também pode começar com músicas da Disney por serem normalmente mais leves e bem pronunciadas. São muitas opções para você não deixar de praticar.
A música pode e deve ser uma ferramenta valiosa para estudar a língua inglesa, especialmente quando combinada com outras formas de aprendizado, como aulas de inglês com professores capacitados, leitura e conversação com falantes nativos. Inclusive, separamos algumas dicas para começar a ler em inglês no nosso blog. Assim como outras táticas, é uma ferramenta de aperfeiçoamento, jamais dispense o ensino com uma instituição séria e com uma equipe habilitada para te auxiliar.
A formação e o aprendizado são construídos a partir de um conjunto de técnicas e nada mais importante que a sua escola de idiomas para direcionar estas informações para você. Além disso, a metodologia adequada garante um aprendizado mais efetivo, inclusive através do suporte técnico e auxílio pedagógico. Não perca tempo e escolha o curso que melhor se adapta ao seu perfil aqui na Change Idiomas.
Fique ligado nas nossas redes sociais para não perder nenhuma dica!