Começar a ler em inglês pode ser um grande desafio, especialmente se você ainda é iniciante na língua inglesa ou se não tem hábito de leitura, mas separamos algumas dicas que podem te ajudar, e muito, na hora de começar. Além de ser uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do novo idioma, se dedicar a leituras em inglês pode ser uma ótima oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.
Além do conhecimento em outra língua, pode ser um momento de descoberta de outras culturas, de se aprofundar em ideias e perspectivas diferentes e facilitar a comunicação com pessoas de países de língua inglesa. A expansão do seu vocabulário também é uma ótima consequência da leitura em inglês. Palavras novas, termos e expressões que ainda não teve contato. Esse diferencial interfere de forma direta no seu aprendizado, facilitando a capacidade de entender e de se comunicar, uma vez que a leitura agrega uma melhor compreensão do idioma e o conhecimento em gramática, sintaxe e uso correto de palavras e termos.
Ah, você pode, ainda, ter acesso exclusivo a conteúdos sobre o seu mercado de trabalho, artigos, revistas, literatura e obras publicadas em inglês e ainda não traduzidas. Então, comece o mais breve possível a praticar a leitura em língua inglesa.
Por onde começar a ler em inglês?
Opte, no início, por leituras mais simples e por textos menores, como artigos, blogs e revistas que sejam do seu nível de inglês e aumente a dificuldade progressivamente. Não sabe qual o seu nível de inglês? Aqui na Change você pode fazer o teste de nivelamento de forma gratuita e online clicando aqui.
É muito importante, neste começo, escolher temas que sejam do seu interesse, evitando a distração ou desânimo com o material. Pode ser sobre política, história, tecnologia, música, romances ou qualquer tema que faça parte do seu dia a dia.
Vale também ressaltar que a rotina de leitura vai definir o seu avanço, então leia um pouco todos os dias e anote todas as palavras ou frases que não entender para buscar posteriormente. É necessário ter paciência e dedicação para alcançar seus objetivos e se desafie sempre que possível. Tente sempre ler conteúdos mais complexos para avançar nos estudos.
Entenda o contexto
Diferente do que pode parecer à primeira vista, a compreensão não começa na leitura de palavra por palavra para só depois identificar o significado geral. Isso acontece porque a tradução do termo pode variar de acordo com o contexto da frase. Essa informação não difere muito do português, já que por aqui uma palavra pode significar coisas diferentes dependendo de onde e como é empregada. Então, sempre leia frases completas para entender totalmente o que está sendo falado. Caso tenha dificuldades com algumas passagens mais longas e difíceis, quebre a frase em duas ou três para depois juntar e formar o contexto, mas nunca busque o significado de palavra por palavra. Escrever em língua inglesa com o seu conhecimento pode ser uma ótima ferramenta de fixação e aprimoramento. Escreva, releia e vá adaptando conforme for avançando nos conteúdos.
Procure ferramentas e técnicas
Dicionário
Um dos principais recursos na hora da leitura é o dicionário e ele é fundamental no aprendizado e no entendimento do conteúdo, mas cuidado com traduções literais e descontextualizadas, como dissemos anteriormente. Preste muita atenção nas definições e exemplos, além do significado básico, e leia as definições adicionais para entender melhor como a palavra pode ser utilizada. Procure também pelos sinônimos e antônimos. Além de ampliar o seu vocabulário, vai ser um recurso para melhorar a compreensão.
Leitura em voz alta
Outra grande ajuda pode ser a leitura em voz alta. Isso acontece por dois motivos: melhorar o entendimento e aprimorar a sua pronúncia. Caminhar lado a lado, desenvolvendo o seu vocabulário e a pronúncia, auxilia na associação dos conteúdos, termos e palavras, acelerando o aprendizado da língua inglesa. Uma vantagem superlegal é o auxílio que a leitura em voz alta traz para a memorização dos termos e frases.
Scanning e Skimming
Além da leitura em voz alta, existem duas técnicas que podem auxiliar: a scanning e a skimming. Na primeira, a ideia é mesmo como o nome sugere. Fazer uma leitura rápida “escaneando” as principais palavras e frases para ter uma ideia geral sobre o que vai ler para depois passar para uma leitura mais aprofundada e atenta. Já no skimming, você faz a leitura buscando algumas informações específicas do texto, destacando-as para compreender o contexto e depois fazer a leitura completa e detalhada.
Utilize diversos tipos de mídia
Se antigamente a leitura se resumia a livros, jornais ou revistas impressas, hoje as opções são muito mais amplas, ou seja, você pode utilizar a tecnologia a seu favor na hora de começar a ler em inglês. Além da facilidade em encontrar materiais que atendam ao seu gosto pessoal, você pode combinar mídias para aperfeiçoar o aprendizado. Ler um e-book enquanto ouve o audiobook do mesmo livro, com certeza vai facilitar na hora de ler, além de já preparar e auxiliar na pronúncia.
Acerte na escolha do seu curso
Como os estudos de língua inglesa possuem diversos caminhos, escolha sempre a escola e o curso que se adaptam com a sua realidade. O acompanhamento completo, com profissionais qualificados e um ensino de qualidade são fundamentais para desenvolver o inglês e te atualizar com as mais diversas formas de incentivo, tais como a leitura em inglês, assunto que estamos levantando hoje, dicas de filmes e séries, conteúdos culturais de países de língua inglesa, dicas de viagem e informações sobre intercâmbio. A formação e o aprendizado são construídos a partir de um conjunto de técnicas e nada mais importante que a sua escola de idiomas para direcionar estas informações para você. Além disso, a metodologia adequada garante um aprendizado mais efetivo, inclusive através do suporte técnico e auxílio pedagógico. Não perca tempo e escolha o curso que melhor se adapta ao seu perfil aqui na Change Idiomas.