Tudo que você precisa saber sobre fazer intercâmbio em um país de língua inglesa

por | maio 27, 2022 | Dicas | 0 Comentários

Você já pensou em fazer um intercâmbio para aprimorar o seu nível de conhecimento em uma língua? Está se preparando para conhecer um país de língua inglesa? Então você chegou no artigo certo. Neste conteúdo você vai conhecer tudo o que precisa para fazer um intercâmbio seguro, rico e proveitoso nos países de língua inglesa.

Fazer uma viagem para outro país pode representar a experiência que você precisa para crescer no idioma, além de ampliar a sua rede de sociabilidade, interação, conhecimento sociocultural e melhorar o currículo. 

Segundo o Relatório do Intercâmbio I&V 2019-2020, aprender inglês é o maior objetivo para 70% dos intercambistas brasileiros. Os países mais procurados são: Canadá (17,6%), Irlanda (17,5%) e Estados Unidos (17,5%). Mais de 70% desses estudantes nunca tiveram uma experiência no exterior, a jornada com o intercâmbio foi a primeira de muitos, o que pode ser bem divertido e curioso.

Que tal incluir no seu plano de estudos um intercâmbio? Continue lendo este texto para conhecer ainda mais e “lapidar” essa ideia.

Importância de fazer um intercâmbio para um país de língua inglesa

Os três primeiros destinos mais procurados por intercambistas são países de língua inglesa e, além dos estudos em si, Canadá, Irlanda e Estados Unidos também são os primeiros países de referência para a realização de intercâmbios no estilo trabalho + estudo. Isso acontece porque são três Nações com uma boa perspectiva econômica e com um dinamismo cultural muito alto.

Separamos 7 dicas imperdíveis para você começar ainda hoje o preparo da sua viagem. Confira:

Aprimoramento do aprendizado

O primeiro motivo é o mais relevante: o aprimoramento do aprendizado e o avanço do seu inglês. Você está no nível intermediário, mas ainda tem vergonha de entrar com tudo na conversação? Com um intercâmbio bem-planejado, o avanço será notado, afinal, você vai precisar se comunicar e vai precisar exercitar muito o seu inglês para isso. 

Além do mais, o convívio com nativos da língua pode te ajudar a quebrar alguns “gelos”, ou seja, aprender a pronúncia correta e não se prender muito na maneira como se escreve. O contato com um sotaque também é indispensável para o seu afinamento, pois, é por meio dele que você conhecerá a diversidade linguística do inglês, além de ficar cada vez mais próximo da pronúncia cotidiana e coloquial. 

Upgrade no currículo 

Ter uma formação acadêmica impecável, boa comunicação e experiências profissionais não são suficientes hoje em dia. Muitas pequenas e grandes empresas valorizam a contratação de profissionais que tenham um conhecimento mediano ou avançado de inglês. A experiência fora do país pode não só complementar o seu currículo, como provar que você é um amante do idioma, além de mostrar a experiência não só educacional como cultural com o país.

Essa aproximação efetiva pode fazer com que algumas empresas vejam com bons olhos a sua candidatura. O mesmo acontece caso você queira tentar uma bolsa de estudos futuramente, seja no país ou no exterior.

A construção de uma rede networking fora e dentro do seu país de origem também é enriquecida com a experiência do intercâmbio. 

Redescobrimento pessoal

Uma viagem para o exterior pode te ajudar a redescobrir os seus desejos e quebrar alguns paradigmas pré-estruturados e alguns preconceitos. Esse redescobrimento pessoal pode ajudar alunos e alunas que procuram se encontrar profissionalmente, academicamente ou apenas como indivíduos socialmente ativos.

É na experiência externa que você se depara com a diversidade, novas crenças e novos hábitos e, é com esse contato que se pode gerar uma conexão profunda, além de moldá-lo para uma nova vida ou um novo crescimento. 

Nova vivência cultural 

O idioma não será o único desafio no intercâmbio. A viagem vai te proporcionar um contato nunca experimentado antes: a vivência cultural.

Você já deve ter assistido a diversos filmes ambientados na Irlanda ou comemorado o Saint Patrick’s Day, por exemplo. Mas a experiência de vivenciar essas circunstâncias no Brasil não é a mesma coisa. Apenas com a experiência viva, rica e palatável em outro país vai fazer com que você tenha o contato efetivo com essas práticas culturais, além de descobrir novas coisas curiosas e totalmente originais do local.

Construção de novas redes 

Você pode fazer um intercâmbio com os amigos ou sozinho, mas não se preocupe. Muitos intercambistas costumam construir novas redes de sociabilidade no país destino. Essa construção acontece com base em afinidades e afetos comuns como: estilo de música; estilo preferido de filmes; caso a pessoa goste ou não de festas; simpatizantes de museus e atividades mais tranquilas; e por aí vai. 

A construção de novas redes é importante para você conseguir exercitar o seu inglês, afinal, você precisará se comunicar com os novos amigos; é importante para que você tenha a quem recorrer, caso precise; para elaborar novas ideias profissionais e acadêmicas e outros. 

Amadurecimento pessoal e profissional 

Você pode sair do Brasil com uma cabeça e voltar com outra. A bagagem ficará cheia, não apenas de roupas, mas de novos contatos, novos hábitos e experiências. O amadurecimento pessoal e profissional pode acontecer naturalmente durante o percurso da viagem, principalmente se o jovem intercambista ainda morar com os pais.

A ausência dos mais velhos e os desafios para construir novas redes sociais e profissionais, pode exigir o amadurecimento rápido, seja no âmbito pessoal ou profissional, caso o intercambista escolha intercalar estudos com trabalho.

Melhora na organização

O viajante vai precisar organizar, planejar e estudar metas não só de estudos, mas de viagem. Essa experiência pode ser o caminho ideal para jovens e adultos que não conseguem alcançar costumes organizacionais e metodológicos, logo não são muito produtivos no dia-a-dia. A melhora na organização não apenas otimiza os estudos e o trabalho como ajuda a pessoa ser mais responsável e mais objetiva nas suas escolhas.

Quais são os documentos necessários para um intercâmbio?

Passaporte

O primeiro e o mais importante documento é sem dúvidas o passaporte. Sem este documento, dificilmente você vai conseguir entrar em algum país. Se você já possui um passaporte, é ideal que você consulte se ele está em dia e com tudo certinho. Caso o seu documento venha expirar neste tempo, solicite uma renovação imediatamente.

Você pode iniciar o processo de emissão do seu passaporte no site da Polícia Federal.

Visto 

O visto é muito importante, mas não são todos os países que solicitam vistos para brasileiros, como é o caso de Portugal, por exemplo. Mas como o seu destino são os países falantes da língua inglesa, é necessário que você tenha em mãos um visto de estudante. O ideal é que você faça um estudo prévio sobre o país destino e entenda como funciona a política de vistos e como você faz para tirá-lo. 

Para você conseguir um visto para Irlanda, por exemplo, você vai precisar primeiro chegar no país. Diferente dos Estados Unidos, onde você faz o processo todo ainda no Brasil, na Irlanda a entrada do visto é feita logo que se chega. Serão divididos em 6 passos o processo: 

  • Agendamento de uma entrevista com o órgão responsável;
  • Encontrar uma estadia;
  • Emitir comprovante de 3.000 euros;
  • Extrato de cartão de viagem;
  • Extrato de uma conta bancária no Brasil;
  • Solicitar a IRP Letter;
  • Seguro de vida.

Mesmo que seja burocrático, a emissão do visto é fundamental para você permanecer legalmente no país. O visto também é importante para assegurar a sua estadia fora do Brasil, ou seja, é um documento valioso que garante a sua legalidade e a sua cidadania brasileira no exterior. 

Acomodação

Uma viagem organizada precisa pensar, com antecedência, o destino final do estudante, ou o seu novo e provisório “lar”. Para entrar em alguns países, inclusive na Irlanda, é importante que você comprove a sua residência temporária. Este documento precisa ser timbrado e legítimo. Mesmo que a pessoa apenas faça um simples passeio, é necessário apresentar o endereço das acomodações.

Passagens 

As passagens de ida e de volta precisam acompanhar o estudante como um complemento documental. Contudo, quando emitidas, as passagens para estudante possuem uma validade de até um ano, ou seja, mesmo que você não saiba ainda quando quer ou pretende voltar, é importante que você faça uma previsão estimada.

Seguro de vida

É necessário que você tenha um seguro de vida internacional, essa solicitação deve ser feita antes mesmo do embarque. Muitas escolas não aceitam os alunos que não estão assegurados e, dependendo do país, a falta do seguro de vida pode ser um problema quando chegar. E qual é a importância do seguro de vida? Em alguns países as despesas médicas podem ser bem salgadas, portanto, o seguro de vida representa uma alternativa totalmente viável e necessária. 

Vacinação em dia

Alguns países exigem a carteirinha de vacinação em dia. Principalmente a vacina da febre-amarela, dependendo do destino do aluno. É importante também se atentar para possíveis surtos endêmicos na região e se proteger. 

A documentação necessária precisa constar no processo de planejamento e organização. Não esqueça de fazer todo processo com antecedência para não ficar enrolado e perder o seu tão sonhado intercâmbio por falta de documentação. Caso você tenha alguma dúvida sobre a documentação necessária, entre em contato conosco aqui na Change que vamos te ajudar.

Conheça os principais países de língua inglesa para o seu intercâmbio

Apesar de compartilharem a mesma língua, os países falantes do inglês espalhados pelo globo, possuem características bastante específicas. Separamos neste tópico 5 dos principais países falantes do inglês para você conhecer previamente. Confira:

Inglaterra

A Inglaterra é uma nação europeia que constitui o Reino Unido, o país fica bem próximo da Irlanda, Escócia e País de Gales. A sua capital é Londres, mas outras cidades também são o destino preferido de alguns estudantes: Manchester; Birmingham; Liverpool; Bristol e outras. A Inglaterra é um país historicamente parlamentar e com uma forte presença monárquica. Além de ter diversas atrações culturais distribuídas por todo território. 

Estados Unidos 

Este é o primeiro país do norte da América falante da língua inglesa e super famoso no nosso dia-a-dia. O país faz fronteira com o México ao sul e com o Canadá ao norte, é um país territorialmente extenso e apresenta uma diversidade cultural muito grande, além de ser o primeiro destino de muitos imigrantes brasileiros. Os EUA são famosos pelo seu cinema; pelo estilo musical; e por alguns hábitos que, naturalmente, incorporamos aos nossos.

Austrália

Quem já assistiu ao filme Procurando Nemo deve se lembrar da capital australiana, Sydney. Este país é um dos poucos que existem do outro lado do globo falante de língua inglesa. O país é marcado pelo seu clima litorâneo suave e também é um excelente destino para intercambistas curiosos. E como o idioma inglês chegou até lá? A Austrália foi um território colonizado inicialmente por ingleses e, apesar de pequeno, a sua população duplicou após a Primeira Guerra Mundial. Desde então, o país vem se desenvolvendo e participando cada vez mais da política global. 

Canadá

Canadá é o segundo país falante de língua inglesa no norte da América. É um dos principais destinos para intercambistas entusiasmados, afinal, o país é enorme e a casa de várias culturas, além de ser um dos países mais seguros do mundo e com uma economia em constante desenvolvimento. A sua capital é Toronto, mas outras cidades como: Montreal, Vancouver e Quebec também estão na rota de turistas e intercambistas.

Irlanda

A República da Irlanda é um país profundamente desenvolvido, apresenta um dos  maiores índices de desenvolvimento humano (IDH) do mundo, além da referência democrática e transparência política. A sua capital é Dublin e a sua história está interligada à Inglaterra, devido a sua aproximação sociocultural. A Irlanda é conhecida mundialmente por sua população caridosa, pela segurança de excelência e pelo seu folclore influenciado pelos antigos Nórdicos e Celtas.  

Quando devo fazer um intercâmbio?

Está se preparando para fazer o seu primeiro intercâmbio? Então venha conversar conosco! A Change oferece um programa de intercâmbio para estudantes que procuram países falantes do inglês para enriquecer a sua experiência pessoal, profissional e a famosa turbinada no aprendizado do idioma. Neste ano, nossos alunos farão uma viagem à Irlanda entre os dias 15 e 30 de julho.

Você gostou deste conteúdo? Então acompanhe o nosso blog. Esperamos que você queira enriquecer ainda mais o seu aprendizado e a sua experiência com os nossos pacotes de intercâmbio. Até breve.

Please follow and like us:
Pin Share
Instagram
LinkedIn
Share
YouTube
Iniciar conversa
Olá, seja bem vindo a Change Idiomas!
Como podemos te ajudar?