Para quem deseja comprovar proficiência em inglês, há uma variedade de exames disponíveis. Os exames de Cambridge, tradicionalmente conhecidos pelos nomes de FCE, o CAE e o CPE, se encaixam na categoria e são certificados de proficiência em inglês reconhecidos internacionalmente. Há duas categorias para o teste: a primeira, a de provas multiníveis e, a segunda, de níveis pré-estabelecidos. Vem com a gente que você vai saber tudo!
O Cambridge English Language Assessment é um departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge, que há mais de 800 anos se dedica a promover educação de qualidade e reconhecimento aos alunos. O departamento atua diretamente na avaliação de proficiência da língua inglesa e na formação de professores, e sua equipe de pesquisa de idiomas – que está por trás da elaboração dos testes e exames – é uma das maiores e mais qualificadas do mundo. Isso faz com que Cambridge English seja especialista em certificações e avaliação da língua inglesa. Sua proposta é testar o inglês internacional, com suas diversas pronúncias.
Como funciona o exame de proficiência de Cambridge?
Quando se tratam de exames de nível pré-determinado, o aluno deve atingir um grau específico de proficiência antes de se inscrever na prova. “São testes que têm cinco níveis diferentes, e estão alinhados com o Quadro Comum Europeu”, explica Ton Vecchi, Coordenador da Change Idiomas. Essa divisão permite que os estudantes tenham uma estrutura já traçada para se preparar. “Por exemplo, quando você se prepara para o nível B2, consegue dominar essas competências. Aprovado no teste, você está pronto para se preparar para o próximo nível”.
O portfólio completo O Cambridge English Language Assessment engloba mais de 25 opções de testes e exames com diferentes características ou indicações. Então, para facilitar a escolha para quem busca o certificado para processos seletivos de graduação, MBA, mestrado ou doutorado em universidades estrangeiras, separamos aqui algumas informações sobre os mais indicados.
Em comum, as habilidades testadas por todos os exames de Cambridge English estão alinhados ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), ferramenta mundial utilizada pelas instituições de ensino para definir o nível dos alunos a serem admitidos, ou seja, são testadas as quadro habilidades da língua: leitura, compreensão, escrita e produção oral.
Quem pretende estudar no exterior deve buscar por exames que atendam a partir do nível B2 do CEFR – ou seja, uma classificação do “usuário” independente e capaz de se comunicar em todas as habilidades necessárias.
FCE, CAE, CPE… Como escolher entre os Certificados de Cambridge?
Os certificados de Cambridge English são aceitos por mais de 20 mil instituições em todo o mundo, entre instituições de ensino, educação superior e pós graduação, corporações e órgãos de governo. Portanto, a escolha do exame deve levar em conta o nível dominado do idioma, mas também a universidade desejada, que possui regras próprias sobre quais exames são aceitos para os seus cursos e por quanto tempo eles são válidos. Por isso, é necessário se informar sobre o requisito durante a fase de planejamento para ter certeza que o exame escolhido atenderá o seu desejo.
Como realizar os exames de Cambridge?
Não! Você não precisa ir até a Inglaterra para fazer os exames! No Brasil, há vários centros aplicadores e datas disponíveis durante todo o ano para a realização dos exames, conforme o calendário de cada centro autorizado. Para encontrar o centro mais conveniente basta buscar pelo site e então informar-se sobre o calendário de aplicação. Em Juiz de Fora, as provas geralmente ocorrem duas vezes ao ano: em junho e dezembro. E é importante reforçar aqui que, mesmo quando a prova é aplicada em outro país, ela ainda é corrigida pela própria Universidade de Cambridge.
Para realizar a prova não é preciso estar matriculado em um curso de inglês, basta que a pessoa tenha adquirido conhecimento compatível com o nível testado. Porém, é importante lembrar que não são exames baratos e que uma boa preparação é fundamental para seu sucesso!
Afinal, não basta saber a língua, mas também estar preparado para fazer o exame e é por isso que nós da Change Idiomas oferecemos o PREP COURSE, que são cursos específicos de preparação para que você garanta seu sucesso nesses exames! A Change Idiomas é um centro preparador reconhecido pela própria Cambridge devido a seu sucesso em aprovação.
Quais são os exames?
FCE – B2: First
Esse é o exame que avalia os conhecimentos de nível intermediário, o equivalente ao nível B2 no Quadro Comum Europeu de Referência. Esse certificado confirma que a pessoa está apta a se comunicar em inglês, de forma independente, nas seguintes situações: turismo, estudo, trabalho e vida social.
Essa prova é dividida da seguinte forma: 1h15min para Reading; 1h20min para Writing; cerca de 40min para Listening; e 14min para Speaking.
CAE – C1: Advanced
Esse é o exame que avalia os conhecimentos de nível intermediário, o equivalente ao nível C1 no Quadro Comum Europeu de Referência. Esse certificado confirma que a pessoa está apta a fazer trabalhos acadêmicos, relatórios complexos no trabalho e comparar textos em inglês. É recomendado para quem busca oportunidades de emprego, estudo e obtenção de vistos em programas de imigração.
Essa prova é dividida da seguinte forma: 1h30min para Reading; 1h30min para Writing; cerca de 40min para Listening; e 15min para Speaking.
CPE – C2: Proficiency
Esse é o exame que avalia os conhecimentos de nível intermediário, o equivalente ao nível C2 no Quadro Comum Europeu de Referência. Esse certificado confirma que a pessoa está mais próxima da fluência no idioma.
Essa prova é dividida da seguinte forma: 1h15min para Reading; 1h20min para Writing; cerca de 40min para Listening; e 14min para Speaking.
YLE – Young Learners
Esse exame é aplicado em crianças entre 7 e 12 anos, dividido nos níveis Starters, Movers e Flyers, de acordo com o domínio do idioma. Ele é uma forma de estimular a criança a estudar e também já prepará-la para as provas futuras.
KET – Key
Esse exame é o de nível básico, que comprova a habilidade necessária para se comunicar na língua inglesa em situações do dia a dia.
PET – Preliminary
Esse exame é o de nível intermediário, que comprova a habilidade necessária para se comunicar na língua inglesa em situações sociais e de trabalho.
KET, PET, FCE – For Schools
Esse exame é destinado aos adolescentes, com conteúdo adequado a situações rotineiras da faixa etária. O objetivo é preparar os alunos para os outros exames.
BEC – Business
Esse exame é voltado especificamente para situações de negócios, em que a pessoa comprova a proficiência em situações do ambiente de negócios internacionais. Ele é dividido nos níveis Preliminary, Vantage e Higher, de acordo com o domínio da língua.
TKT – Teacher Knowledge Test
Esse exame é voltado especificamente para professores que querem comprovar as habilidades de ensino do idioma. Esse é um dos principais certificados que comprovam a competência do profissional para dar aulas de inglês.
DELTA – Teacher
Esse exame é uma comprovação avançada do conhecimento dos professores e suas habilidades de ensino do idioma. Ele é muito importante para atualização do conhecimento e habilidades do profissional.
Porque fazer a prova?
A certificação da Universidade de Cambridge é um grande diferencial no currículo. Além disso, o resultado é um grande facilitador em oportunidades pelo mundo, já que ela é aceita em diversos países da Europa, Austrália, Estados Unidos e Canadá. Outro diferencial muito atrativo é que a prova não tem uma data de validade determinada, mas é sempre importante atualizar a certificação para reforçar seu conhecimento. Além disso, alguns dados comprovam a importância do exame:
- Cambridge é a 1ª colocada no ranking University League Tables 2020, como a melhor universidade do Reino Unido;
- A universidade ocupa o 2º lugar no World University Rankings 2019, como a segunda melhor universidade do mundo pela Times Higher Education;
- Ela é considerada a 4ª melhor universidade do mundo segundo o QS World University Rankings 2020;
- O histórico da instituição conta com 92 ganhadores do prêmio Nobel, incluindo ex-alunos, professores e pesquisadores.
Isso tudo sem falar que a certificação de Cambridge é aceita em mais de 20 mil instituições em todo o mundo. No site da Cambridge Assessment English tem um espaço onde você consegue consultar um banco de dados global que lista as universidades, empregadores e governos que aceitam os resultados dos exames de proficiência de Cambridge.
A escolha da escola de idiomas
Para garantir o seu sucesso nos exames de proficiência, é muito importante que você estude em uma escola de idiomas que acompanha o modelo de ensino e avaliações, que segue o Quadro Comum Europeu de Referência. E é exatamente isso que você encontra aqui na Change! Além de sermos uma instituição reconhecida pela Universidade de Cambridge para preparar para os exames de proficiência, toda nossa metodologia de ensino é pensada seguindo o Quadro de Referência e preparando os alunos para fazer as provas e arrasar no inglês por aí!