Inglês na infância: Quando começar a aprender

por | jun 17, 2020 | Dicas | 0 Comentários

O inglês ultrapassa fronteiras e conecta pessoas em todo o mundo, por isso é fundamental. Ela é a língua das viagens, dos negócios e da comunicação mundial. Não tem como escapar, aonde quer que você vá, encontrará alguém que fale inglês.

Todos os dias nós convivemos com uma série de palavras estrangeiras, que já se tornaram frequentes em nossa língua e foram atribuídas em nossa gramática. Como, por exemplo, jeans, shopping, pet shop, pen drive, notebook, internet, milkshake, hamburger, show, rock, entre outros. A partir disso, percebemos a importância e influência que ela exerce sobre a nossa cultura.

Devido a isso muitas são as dúvidas em torno do chamado bilinguismo durante a educação na primeira infância. Quando posso começar a levar meu filho para as aulas de inglês? É realmente importante? Ele vai ter dificuldades da escola por conta disso?

Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, indica que ele ajuda na memória e na atenção das crianças. Por isso, saber dois idiomas traz mais vantagens do que apenas a facilidade em comunicar-se.

Quando eles completam três anos estão prontos para aprender outro idioma e poderão pensar e se expressar como um nativo. Assim, os pequenos alfabetizados em inglês podem apresentar maior quociente de inteligência e até prevenir doenças como Alzheimer.

A melhor maneira para aprender a nova língua é de maneira lúdica, divertida sem pressão e cobranças. Portanto, não há malefícios na alfabetização em duas línguas ao mesmo tempo, mas é importante dar preferência para a materna e não insistir quando não correspondido. A criança deve ter o seu tempo.

Se ainda restam algumas dúvidas em relação a este tema, fique ligado nos mitos e verdades sobre ele.

Mito x Verdade sobre o ensino bilíngue na primeira infância

(X) MITO: A alfabetização bilíngue gera confusão com a língua materna.

O cérebro humano é capaz de aprender diversos idiomas e armazená-los de forma que cada um seja acessado independentemente quando estimulado. O que acontece é que, durante o processo de aprendizado, uma criança pode misturar dois idiomas em uma mesma frase. Isso é parte do processo natural de aprendizado. Com o tempo, o aluno aprende a usar cada idioma separadamente.

(✓) VERDADE: É mais difícil esquecer a segunda língua quando ela é aprendida na infância.

Se o aprendizado é feito de forma apropriada e natural, o conhecimento pode ficar adormecido, mas não é esquecido. O aprendizado de idiomas é a melhor e mais saudável forma de se estimular o cérebro de um ser humano. A infância é a melhor época para aprender idiomas e é a fase que podemos ensinar o aluno a gostar de aprender línguas.

(X) MITO: Há conflitos gramaticais em aprender duas línguas ao mesmo tempo.

Não, pois cada idioma tem suas regras gramaticais que são ensinadas separadamente.  Em uma escola bilíngue, como o nome diz, ensinam-se duas línguas. Portanto, a gramática de português é ensinada em português, e a gramática de inglês, em inglês. 

(✓) VERDADE: Pais bilíngues ajudam no processo de aprendizado das crianças.

Filhos de pais que falam o mesmo idioma e estão aprendendo outra língua em sala de aula necessitarão um pouco mais de tempo para adquirir o conhecimento no idioma a ponto de se tornar bilíngue, pois tudo depende da quantidade de exposição à língua. Porém, se os pais são brasileiros, mas falam inglês, eles podem estimular o aprendizado do filho.

Please follow and like us:
Pin Share
Instagram
LinkedIn
Share
YouTube
Iniciar conversa
Olá, seja bem vindo a Change Idiomas!
Como podemos te ajudar?